Depois dos 60 anos a preocupação em manter a forma física, sentir-se melhor e prevenir doenças aumenta. No caso da dieta, é sempre aconselhável consultar um especialista para que este construa a sua dieta em função das suas caraterísticas e necessidades especificas, identificando a combinação certa de nutrientes que necessita.
Esta dieta deve ser rica em alimentos frescos, como frutas e legumes ricos em vitaminas, minerais e água, porque – com o avanço da idade – a eficiência dos mecanismos de controlo que nos preservam é reduzida e, ao mesmo tempo, a sensação de sede é reduzida. Torna-se assim muito importante beber água regularmente ao longo do seu dia, mesmo sem o estímulo da sede.
Uma hidratação adequada é uma regra válida para todos, independentemente da idade, mas ainda mais para os idosos e crianças, que são mais propensos a desidratação e insolação.
Entre os métodos mais imediatos para calcular quantos líquidos é necessário consumir para o equilíbrio hídrico, pode-se multiplicar 30 ml de água por kg de peso corporal, portanto, uma pessoa com 70 kg é aconselhada a beber cerca de 2,1 litros por dia. No entanto, é um valor subjetivo que depende das condições físicas e ambientais e do estilo de vida.
Existem de facto alimentos naturalmente ricos em água, como frutas e legumes, carne, peixe e ovos, queijos frescos e outros que requerem maior hidratação. É sempre melhor contar com o conselho de um profissional para definir o balanço hídrico em relação à dieta seguida, por exemplo, se for muito proteica ou pobre em frutas, se houver condições físicas particulares ou se forem tomados medicamentos.
Com as soluções de água Fonte Viva manter uma hidratação adequada e de qualidade torna-se mais simples, fácil e cómodo!